Gonçalves – A Pérola da Mantiqueira

A mais de mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira e rodeada por belíssimas montanhas, a simpática cidade de Gonçalves está localizada no sul de Minas Gerais a 220 Km de São Paulo. Com menos de 5.000 habitantes, Gonçalves possui o típico estilo de “cidadezinha” do interior mineiro.

Igreja Matriz na Praça Central

Um dos principais atrativos turísticos da cidade são suas belíssimas cachoeiras, porém, o acesso é por estradas de terra e nem sempre são uma boa opção dependendo do estilo de moto. Para quem for ficar mais que um dia na cidade, é possível explorar o turismo ecológico e de aventura através de agências locais que organizam estes passeios.

Se o passeio for do tipo bate-e-volta, o melhor mesmo é se entregar ao pecado da gula em uma das diversas opções de restaurantes disponíveis na cidade, que vão desde pratos da cozinha contemporânea até a maravilhosa “comidinha” mineira feita no fogão a lenha.

Portal de Entrada da Cidade

Um restaurante que eu gosto muito e o Deméter na Roça, que fica na Rua João Carlos da Silva, 320, no centro de Gonçalves. Apesar de não ser um restaurante típico de comida mineira, ele se enquadra na categoria de comida caseira feita no fogão a lenha. Arroz com pinhão, abóbora assada, bolinho de arroz e virado de banana são apenas algumas das opções disponíveis no cardápio e que são marca registrada da casa. Você paga um preço único e come a vontade. Da última vez que estive lá estava R$ 50,00 por pessoa. Só aceitam pagamento em dinheiro!

Interior do Restaurante Deméter na Roça

Não deixe de fazer uma parada no portal da entrada da cidade para curtir a visão maravilhosa da Serra da Mantiqueira e tirar algumas fotos para registrar o passeio. A melhor opção de caminho é seguir pela rodovia Carvalho Pinto até o final sentido Campos do Jordão, entrar no trevo de acesso para a cidade de Santo Antonio do Pinhal e depois pegar o acesso a rodovia BR-383 que vai para o sul de Minas Gerais. Passando o trevo de acesso de São Bento de Sapucaí, preste atenção mais a frente antes de chegar na entrada da cidade de Paraisópolis, pois haverá uma placa indicando a entrada para Gonçalves. É um trevo bem simples, portanto, tome cuidado para não passar direto por ele.

Roteiro de São Paulo a Gonçalves
Roteiro de São Paulo a Gonçalves

E não se esqueça, pilote com responsabilidade e curta o caminho sem se preocupar apenas com o destino final!

Um comentário sobre “Gonçalves – A Pérola da Mantiqueira

  1. WALDENOR ESTELLA CAETANO 20 de setembro de 2018 / 07:28

    Comentar oque?
    É tudo perfeito.
    Parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta